quarta-feira, 2 de abril de 2014

[Biologia] - Diversidade Marinha

Olá, leitores!

(Daniele Fischer)
Vamos conhecer um pouco sobre a Biologia Marinha õ/


   É um dos ramos da biologia que estuda a vida nos mares e oceanos, além de fenômenos que o afetam. Os oceanos cobrem mais de 71% da superfície da Terra e tem uma diversidade de espécies, que vão desde o pequeno e não menos importante plâncton, até as grandiosas baleias, também não podemos esquecer os animais temidos por quase todos os seres, que são os tubarões.


Um dos seres da base da cadeia alimentar marítima é o plâncton, que serve de alimentos para vários peixes inclusive baleias. Nos últimos anos, têm ocorrido vários derramamentos de petróleo e muitos objetos sólidos jogados ao mar, fazendo com que a quantidade de plânctons diminua significativamente, assim fazendo uma catástrofe em toda a cadeia alimentar.

O plâncton é geralmente subdividido em:

  •         Fitoplâncton - formado principalmente por algas microscópicas;
  •         Ictioplâncton - formado por formas larvares ou juvenis do nécton com pouca locomotividade;
  •         Zooplâncton - formado por animais.


    Baleia azul grandiosa e linda, o maior mamífero marinho que habita a Terra conhecido ate hoje. Possui 30 metros de comprimento e pesa 120 toneladas.

   Ela sobe periodicamente à superfície para respirar, emitindo um jato de água e vapor por uma pequena abertura, assim armazenando grande quantidade de ar. 

   Sua alimentação é constituída basicamente de crustáceos e plânctons marinhos. Engole sua presa inteira, sem mastiga-la. 

  Seus filhotes nascem depois de aproximadamente 11 a 12 meses de gestação, com 7 metros de comprimento, com peso próximo de 2,5 toneladas.



  Tubarão Branco (filo Chordata) é um dos maiores predadores dos oceanos, caracterizado por ser um dos tubarões mais feroz e agressivo do oceano. Vive em aguas frias ficando perto do seu alimento favorito, que é focas e elefantes marinhos.

  O tubarão branco não ataca os seres humanos propositalmente, mas sim por uma curiosidade, pois quando ele é jovem quer experimentar o que é um alimento bom ou ruim para ele.

  Atualmente ele corre risco de extinção, por causa da caça predatória e a competição comercial. Isso para muitos pode parecer um fator “bom”, “não haverá mais uma grande ameaça marítima para o ser humano”, quem pensa assim esta totalmente errada, pois como todos os outros animais o tubarão branco, tem função de equilíbrio de a cadeia alimentar. Fazendo a seleção natural, onde o mais forte e rápido sobrevive e os mais lerdos morrem (focas).



(Apresentação de Biologia feita pela equipe Atlântida)

0 comentários:

Postar um comentário